sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A correria paulista a moda mexicana

O México foi tão corrido, que não consegui escrever, não consegui postar fotos aqui, nem colocar alguma coisa mais relevante. Upava as fotos no facebook e deixa upando e ia dormir. Estive em agosto 2014

Daí voltei de lá e começou o inferno paulistano.

Enfim, estou num vôo indo pra bayahibe, vôo da gol e já me antecipo... Não voe gol! Não tem entretenimento a bordo, e isso pra mim e extremamente importante.
Começa me dar faniquito que ficar sentada sem fazer nada por muito tempo.... E não trouxe livro achando que teria filmes.... Daí...

Lembrei que não fiz relato do México, então lá vai.... Não vou lembrar a sequência mas seu tudo na minha cabecinha de gente doida.

Agosto/2014
Cidade do México - nada a falar! Cidade é cidade pra mim! A não ser a raiva extrema de ter várias pirâmides enterradas embaixo dela!!!! Uhhhh, que ódio. Que sepultamento da cultura maia. Palácio central, ontem o afresco do Diego Rivera eh de cair o queixo.
Não sou de arquitetura, não me encanta, mas sou apaixonada por Diego e põe Frida, então pra mim foi um prato cheio.
Do mais, tudo como outra cidade, praça central, senado federal, monumento da conquista de sei lá o quê.... O que me interessa é cultura antiga.
Ficamos hospedados atrás do senado, é sussa mas não é a parte turística com lojas e shoppings por perto. Mas, caminhamos de boa como numa paulista, zoio aberto mas tranquilo.
Confuso pra mim foi trânsito, rua vai e rua vem e contrafluxo affff.... Trânsito! Depois paulistanos reclama!!!! Dá um olhadela lá!
Senti falta de restaurante e lanchonete, opção sem ser o hotel. Mas fomos bem atendidos. Depois posto nomes de todos.

Museus de arqueologia é de tirar o fôlego e pra visitar ele por inteiro precisa de uns 3 dias inteiros. Dá do de ver as coisas tiradas de Zeus lugares e trancafiadas lá, mas..... Ser humano é ser humano.

Museu de Frida Kahlo FENOMENAL! Pra aqueles que gostam dela e da pintura dela! Depois vale a pena despachar uns ovos, porque achei meio pesado espiritualmente um dos ambientes.

Teotihuacan - eita trem dificir de subir, sô! Mas vamos até o topo. Visão fantástica, energia fantástica, espírito vitalizado. Vá cedo! No raiar do dia, senão VC não aguenta subir. O sítio arqueológico eh enorme, a calçada dos mortos não acaba e nem fica pouco (RS) de tal cumprida.

Mérida - já na cidade de yacatan... Pegamos um vôo de cidade do México pra lá. Hospedagem tranquila mas deixou a desejar. Longe do centro histórico. Longe do setor hoteleiro.
Kabah e Uxmal - 2 centros arqueológicos fantásticos que valem a pena ser conhecidos pelos amantes da cultura mais e suas ruínas.
O lugar eh fabuloso! Não caia na ladainha de ir ver um maia como ele ainda vive hoje!!!! Pára! É teatro! Coisinha pra boi dormir e a minha paciência pra essas coisas é bem pequena.

Chichen Itza - a mais famosa pirâmide mexicana, e minha maior decepção! Você que eh paulista, sabe aquela muvuca de camelô vendendo coisas na entrada do zoo paulista.... Eh só triplicar e imaginar isso num caminho enorme , povo vendendo de tudo nas laterais e VC passando ao meio! Quase enfartei.
Sol escaldante, não há sombra, pq elas foram tomadas pelos camelôs, o guia que pegamos tinha síndrome de Faustão, enfim..... Socorroooooooo!
A construção é maravilhosa porém tudo em volta colabora pra sua irritação.

Cenote Sagrado - todos os cenotes são sagrados, oras bolas.... Enfim.... A entrada eh como se fosse um parque aquático, mas mesmo cheio de gente, a hora que vc vê o espetáculo da natureza. Uau!!!!!!! Fantasticamente limpo, organizado mesmo lotado e belíssimo!

Playa del Carmen - praia, fantástica, amei o hotel, simples, barato, bem localizado.

Tulum - alugamos um carro! Lá da de boa! Escaldante porém maravilhoso!!! Mistura de cultura maia com forte a beira mar. Vale a visita. Cuidado com cobras no meio do caminho, se estiver sozinho sem tour muvucado.

Parques aquáticos: fomos no xel-ha! Estrutura fantástica, mega organizado, sistema all inclusive, evita VC ter de ficar andando com dinheiro pra tomar um suco, tudo de bom! Tirando os tafinho dos gfinhos confinados pra serem perrozitos de turistas.

Cenotes: da vontade de ir em todos! Pra quem curte um mergulho ou snorkel, isso eh o caviar perfeito! Existem vários ao redor.

Meu melhor presente de aniversário de todos os tempos: nadar com tubarão baleia! Esse não da pra falar mesmo! Eu sempre falo isso e escrevo um monte! Esse não vou falar nada!


Ah! Hotel de playa eu comprei por conta, com muita pesquisa e recomendo. Os outros foram via pacote por sair mais em conta e vou dizer.... Não vão no mais fácil! Não vão!

Nenhum comentário: